quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ácidos, bases e condutividade elétrica ( continuação)





Boa noite a todos!!!

Continuação de Ácidos e Bases




Ácidos, bases e condutividade elétrica

Por que NaOH e HCL não conduzem corrente elétrica quando puros, mas quando dissolvidos em água passam a conduzir?

No NaOH sólido há íons ( que são portadores de carga elétrica), mas eles não estão livres para se movimentar. Estão “ travados” em suas respectivas posições no retículo cristalino iônico do composto. O HCL gasoso é formado por moléculas e, por isso, não conduz corrente elétrica.

Já que as soluções de NaOH e HCL conduzem corrente elétrica, concluímos que nelas devem existir cargas elétricas livres para se movimentar. Que cargas são essas?

Quando o NaOH se dissolvem em água, sofre o processo de dissociação iônica, ( dissociação iônica é a separação dos íons que ocorre quando uma substância iônica se dissolve em água).

Em equação: NaOH (s) H2O ------ Na + (aq) + OH – (aq)

Em palavras: NaOH sólido se dissolve em água produzindo íons Na+ e OH- em solução aquosa.

Através da dissociação iônica passam a existir, na solução de NaOH, íons livres para se movimentar e, dessa forma, conduzir a corrente elétrica. Todas as substâncias iônicas, ao se dissolverem em água, sofrem o processo de dissociação iônica. Entre essas substâncias iônicas podemos destacar as bases, das quais NaOH é um exemplo.

O HCL, por sua vez, é uma substância molecular, pois a ligação entre H e CL é covalente. Como não há íons no HCL, ele não pode sofrer dissociação iônica ( não podemos separar íons que não existem!). Ao dissolver HCL em água ocorre o processo chamado ionização, onde as moléculas de HCL são quebradas ao entrar em contato com a água, originando íons.

Em equação: HCL (g) H2O ------ H+ (aq) + CL- (aq)

Em palavras: Moléculas de HCL gasoso ao se dissolverem em água originam íons H+ e CL- em solução aquosa.

Graças à ionização, quando o HCL se dissolve em água são criados íons, livres para conduzir a corrente elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário