domingo, 5 de maio de 2013

ÁCIDOS E BASES





ÁCIDOS E BASES



Definição operacional de ácidos e de bases.



Existem em nosso cotidiano substâncias que apresentam sabor azedo, tais como o suco de limão e o vinagre. Há também substâncias que apresentam sabor adstringente, ou seja , “amarram “ a boca. É o caso da banana, do caju e do caqui verdes e também do leite de magnésia. Na verdade, esses dois tipos de sabor azedo e o adstringente, caracterizam dois grandes grupos de substâncias: os ácidos e as bases.

No entanto, provar toda e qualquer substância a fim de classificá-la é, no mínimo, um procedimento tolo e muito perigoso, que jamais deve ser feito. Químicos do passado perceberam que as substâncias de sabor azedo, os ácidos, quando misturadas ao suco de uva ou de amora, deixam esses materiais avermelhados.

Já as substâncias de sabor adstringente, as bases, deixam o suco de uva e o de amora azulados. Além disso, as bases deixam a pele escorregadia, como se estivesse como sabão. Isso acontece porque elas reagem com substâncias presentes a pele, destruindo-as provocando lesões.

Ácidas são substâncias que avermelham o suco de uva ou de amora.

Bases são substâncias que azulam o suco de uva ou de amora.

Essas são definições operacionais de ácidos e de bases, ou seja, definições fundamentadas apenas em operações experimentais, sem envolver nenhuma teoria microscópica a respeito do assunto.

A maioria das substâncias não se encaixa em nenhum desses dois grupos. É o caso, por exemplo, do cloreto de sódio ( sal de cozinha), da sacarose ( açúcar comum) e do etanol ( álcool comum).

O suco de uva, o suco de amora – assim como a fenolftaleína e o extrato de repolho roxo, são chamados de indicadores ácido-base.

Indicador ácido-base é uma substância que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e outra em meio básico.

A fenolftaleína é um dos indicadores ácido-base mais utilizados em laboratório. Também é muito empregado o tornassol, material extraído de certos liquens ( liquens são asspciações vivas entre algas e fungos).

As cores desses indicadores diante de ácidos e bases são as seguintes:

Meio ácido a Fenolftaleína e incolor, em meio básico ela e Rósea.

Meio ácido o Tornassol e vermelho, em meio básico ele e azul.

O tornassol é conhecido pelos cientistas há bastante tempo . Como mostrado acima, ele adquire cor vermelha em meio ácido e cor azul em meio básico. Pode-se adquiri-lo ( nas lojas de produtos químicos) em duas versões: o papel de tornassol azul e o papel de tornassol vermelho. Ambos consistem em tirinhas de papel contendo tornassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário