sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como Obter Substâncias Puras a Partir de uma Mistura?

Como obter Substâncias Puras a Partir de uma Mistura?

Um dos grandes desafios da química sempre tem sido a obtenção de substâncias puras a partir de misturas, já que a maioria dos matérias presentes na natureza é formada por misturas de substâncias.
E possível saber se uma especie de matéria é substância pura ou mistura por meio da analise de suas propriedades específicas. Se o resultado da analise indicar que se trata de uma mistura e possível o químico isolar apenas a qual ele necessita através dos métodos adequado de purificação.
Há varios metodos de purificação de misturas, e a escolha do método depende:

  • do tipo de mistura a ser separada;
  • das condições materiais e econômicas; e
  • do tempo gasto na separação.
Você já pensou como se separa o óleo da água, como o sal é separado da água do mar, ou como é possível separar areia da água, ou até mesmo os componentes do ar atmosférico? Vamos falar sobre algumas das técnicas de separação utilizadas pelos químicos;

Decantação

A mistura de areia e água é heterogênea, formada por duas fases. Uma delas é a água e a outra a areia.
Em uma mistura heterogênea sólido/líquido como essa, a fase mais densa tende a ocupar a posição inferior, enquanto a menos densa tende a ocupar a posição superior.
Uma maneira de separar uma mistura de água e areia é esperar que a areia, mais densa que a água, se deposite no fundo do recipiente.( Essa deposição de sólido no fundo é chamado por alguns de sedimentação).
Após a deposição da areia no fundo, pode-se cuidadosamente transferir a água para outro recipiente inclinando-se lentamente o frasco em que está a mistura. Após essa transferência restarão, no fundo do frasco original, a areia e um pouco de água. A técnica é denominada decantação.

Centrifugação

Caso a separação das fases de uma mistura heterogênea sob ação da gravidade seja muito lenta, ela pode ser apressada submetendo a mistura a uma intensa rotação, técnica conhecida como centrifugação. Ela é realizada em aparelhos denominados centrífugas.

Funil de Separação

Ao misturar óleo de cozinha e água obtemos uma mistura heterogênea na qual a fase superior é o óleo, menos denso, e a inferior é a água, mais densa. 
Para separar misturas heterogêneas líquido/líquido, como essa, os químicos utilizam um aparelho de vidro, chamado funil de separação.
Para efetuar a separação, a mistura é colocada dentro do funil. A torneira é ligeiramente aberta, permitindo o escoamento gradual da fase inferior, que é recolhida e outro frasco. Fechando-se a torneira no exato momento em que a fase inferior acabou de escoar, consegue-se a separação de ambas as fases.
Outras misturas que podem ser separadas com o funil de separação são gasolina/água e azeite/vinagre.

Filtração Simples

Na filtração simples você pode usar um papel de filtro, para se separar líquidos de sólidos como exemplos temos o preparo do café que e feito através de um filtro de papel.

Filtração a Vácuo

Para acelerara filtração foi desenvolvido o processo da filtração a vácuo. Nele, o papel de filtro é ajustado à superfície de um funil apropriado, o funil de Buchner, que é conectado à boca de um frasco especial, o kitassato.
O dispositivo denominado trompa d'água ( ou trompa de vácuo) é ligado ao kitassato. Dentro da trompa passa água corrente, que " arrasta" ar consigo. Isso remove um pouco de ar dentro do kitassato e faz a pressão interna ficar menor  que a pressão atmosférica. Consequentemente, a pressão atmosférica força a fase líquida da mistura a passar mais rapidamente pelo papel de filtro.

Aqui estão as técnicas mais conhecidas de filtração.

Qualquer duvida e só perguntar.

Abraços 




Nenhum comentário:

Postar um comentário